Tempos difíceis do Mountain Bike

Há alguns anos atrás era muito fácil se aventurar numa trilha de Mountain Bike: a gente chamava os amigos, pegava as respectivas bicicletas, enchia as garrafinhas com suco (hoje tem um nome chique - squeeze), colocava uma mochilinha nas costas com pão com mortadela, calibrava os pneus no posto (naquela época os frentistas não se importavam), boné na cabeça (hoje pedalar sem capacete é crime inafiançável) e vamos para trilha! Claro que ás vezes tinha que pegar um pedaço de rodovia.
Bons tempos aqueles que a gente não se preocupava muito com detalhes ciclísticos. De onde tirei essas idéias? Vou resumir: Primeiro que a gente tem que ter uma bicicleta legal, senão a gente não consegue ficar a vontade junto dos bikers mais profissionais com suas Scotts, Specializeds, Méridas, Giants, Cannondales da vida...se a gente chegar com uma bike simples alguns vão dizer que ela não "aguenta". Tem mais coisas que se tornaram muito complicadas hoje em dia: O Sol anda castigando nas estradas - pense em pedalar com 36º! Quando chega num single com mata fechada tudo bem, pois tem sombra....
Hoje para a gente se tornar membro de um clube de bikers ou simplesmente andar com eles tem que pagar! E as coisas não estão fáceis. Talvez existam ainda grupos de ciclistas que simplesmente reúnem os amigos e vão pedalar, mas geralmente são grupos fechados, devido a segurança dos mesmos.
Tente comprar uma bicicleta dos seus sonhos hoje: Vã numa loja especializada, encontre o modelo que gostou, pergunte o preço ao vendedor e....tenha um infarto na hora!
De qualquer forma, meu texto tem o intuito de mostrar a realidade de hoje. Conhecí muitos amigos que pensam desta forma e que me inspiraram a escrever este relato acerca do Mountain Bike. Mas uma coisa é fato: Quem tem a bicicleta no coração nem percebe esses probleminhas do cotidiano e sempre continuará a andar de bicicleta, pois esse tipo de passeio é para agregar satisfação, conhecimento e respeito ao meio ambiente. E no final a gente sai feliz de verdade no término de uma trilha....

Comentários