Cadê a ciclovia?



Hoje num rolê de bike encontrei essa frase pintada no asfalto. Mas vamos aos fatos:
De uns anos para cá houve um incentivo muito grande (MUITO GRANDE) para as pessoas comprarem carros com prestações a perder de vista. Um exemplo: compre em até 72 parcelas??? Ou seja: "Eles" conseguiram convencer o povo a comprar "carroças" (fato embasado no fato dos veículos populares terem um péssimo acabamento" ao invés de investir num transporte público de qualidade (procurem na internet como é o transporte público em países de primeiro mundo).
Muito bem...o que aconteceu? trânsito caótico mesmo em municípios pequenos, pois uma grande parte da população realizou seu sonho de consumo. Prá piorar, quem quer pegar o "cataloco" cheio, caro, inseguro e velho? Quem tem carro vai trabalhar de...carro! Não vou ser hipócrita: não ando de ônibus "nem que a vaca tussa" hehehe.
Bem; coitados dos ciclistas. Pelas leis da física dois corpos (ou carros e bikes) não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Adivinhem para quem sobrou um chega prá lá? Pros carros que não foi, ou seja, onde os ciclistas vão andar com suas bikes?
Conheço bem a Cidade de São Paulo com seu trânsito caótico a qualquer hora do dia e da noite também! Está muito difícil circular na cidade em qualquer meio de transporte. Agora inventaram um "tal" de corredor de ônibus exclusivo. A idéia é fantástica, mas na prática não está oferecendo grandes resultados, pois tem uns taxistas que também utilizam essa faixa. Vai um biker se aventurar a andar por ela! Com certeza haverá um acidente fatal.
Prá encerrar o assunto (que já tá ficando chato) vai a pergunta: muito se fala em mobilidade urbana, sustentabilidade, créditos de carbono, carros hìbridos que não poluem (um Toyota Prius deve custar mais de R$ 100.000,00!), blábláblá...mas CADÊ A CICLOVIA??????? Quando haverá uma faixa exclusiva para as bicicletas? Quando as ciclofaixas (que só funcionam aos domingos e feriados) serão efetivadas para CICLOVIAS?


Comentários

  1. Temos o mesmo sentimento aqui no Rio. Fala-se de preparar a cidade para as olimpíadas 2016 mas incentivar o uso de bikes por aqui não rola!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário